Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.1/5 (154 votos)




Partilhe esta Página



Total de visitas: 5255
Circuitos turísticos/MG
Circuitos turísticos/MG

MG

 

Aqui são apresentados os principais Circuitos Turísticos do estado de Minas Gerais.

 

Circuito das Águas Mineiro

Composto pelas cidades de Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas, Três Corações.

O principal atrativo do Circuito é a diversidade de fontes e balneários, com suas águas revitalizantes, o clima saudável e as riquezas naturais. A região abriga belas cachoeiras e pequenas montanhas ideais para fazer trilhas e praticar esportes de aventura como trekking, canyoning, rapel, montanhismo e alpinismo.

Além disso, há os atrativos históricos, culturais e religiosos, bem como o café da região é tido como um dos melhores do mundo, pois seu cultivo feito na altitude traz a excelência na qualidade do produto.

Destaques para Cambuquira, onde é possível praticar voo livre na rampa do Piripau; Caxambu, considerada a mais tradicional Estância Hidromineral do país, com 12 fontes de água mineral com poderes medicinais, localizadas no Parque das Águas, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais, o qual possui balneário, teleférico e spa; Lambari, que abriga o Palácio do Cassino, a Serra das Águas Virtuosas, além de cachoeiras e trilhas no Parque Estadual Nova Baden (Reserva Florestal); Soledade de Minas, conhecida por seus trabalhos artesanais de argila, bordados, mel e doces caseiros, todos encontrados na Feira de Artesanato; e Três Corações, onde nasceu Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que  homenageia seu filho célebre com o Monumento ao Tri e o Parque do Pelé.

 

Circuito Turístico Caminho Novo

Composto pelas cidades de Antônio Carlos, Santos Dumont, Ewbank da Câmara, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santana do Deserto e Simão Pereira.

Devido ao crescimento da exploração do ouro em Minas Gerais, no século XVIII, o percurso conhecido como Caminho Novo foi aberto por Garcia Rodrigues Paes, filho do bandeirante Fernão Dias, com o objetivo de ligar o sertão mineiro ao Rio de Janeiro, então capital nacional.

O atrativo desse circuito turístico é o contexto histórico marcado por igrejas, chafarizes, antigas estações de trem e cemitérios, além do ar puro e as lindas paisagens que podem ser avistadas dos pontos mais elevados da estrada, como no alto da Serra da Mantiqueira. Para os mais animados, existem trechos com áreas propícias à prática de escalada, rafting e rapel.

 

Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas

Composto pelas cidades de Borda da Mata, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Ouro Fino.

O Circuito Turístico das Malhas é conhecido pelo charme de suas cidades e o comércio de malhas de tricô e crochê, artigos para decoração em madeira e artesanato.

A cidade de Jacutinga abriga mais de 1.500 empresas, responsáveis por cerca de 25% da produção nacional.

Completam o conjunto de atrativos do Circuito a variedade de doces e queijos, as temperaturas amenas do clima de montanha e as cachoeiras nos vales, que proporcionam ao turista momentos agradáveis e relaxantes.

 

Circuito do Ouro

Composto pelas cidades de Barão de Cocais, Belo Vale, Bom Jesus do Amparo, Caeté, Catas Altas, Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Piranga, Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia.

O Circuito do Ouro é conhecido por suas riquezas naturais e seu contexto cultural e histórico. Foi desbravado às margens do Rio das Velhas, por bandeirantes à procura de ouro. As primeiras pepitas foram encontradas no final do século XVII.

A região é repleta de esculturas de Aleijadinho, pinturas do Mestre Athayde, sítios arqueológicos, museus que abrigam diversas obras barrocas, além da rica gastronomia.

As cidades de Congonhas, Mariana, Ouro Preto e Sabará integram a relação das cidades históricas mineiras (ver ficha “Cidades históricas/MG”, neste site).

Além das cidades históricas, merecem destaque os municípios de Caeté, com grande tradição no arvorismo e onde se encontra a Serra da Piedade, que abriga um santuário católico e o Observatório Astronômico Frei Rosário, da Universidade Federal de Minas Gerais; Itabira, tida como a “cidade da poesia”, por ser a terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade; Piranga, cujo ponto forte são suas igrejas e fazendas centenárias; Rio Acima, que possui diversas cachoeiras e nascentes; Santa Bárbara, onde se situa o Parque Natural do Caraça, localizado no alto da Serra do Caraça, conhecido por seu clima frio, coníferas, orquídeas, lobos-guará, onças pardas, esquilos, trilhas para caminhadas, escarpas, lagos e cachoeiras; São Gonçalo do Rio Abaixo, que abriga a Usina Hidrelétrica e estação Ambiental de Peti; e Santa Luzia, famosa pelo turismo religioso, rural e de eventos.

 

Circuito Turístico do Triângulo Mineiro

Composto pelas cidades de Araguari, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Romaria, Três Ranchos, Tupaciguara, Uberaba, Uberlândia.

Os atrativos do Circuito são o turismo de negócios e eventos, as riquezas naturais e a cultura e artesanato regionais. Pode-se encontrar diversas cachoeiras e lagos formados ao longo dos rios da região, ideais para a pesca e a prática de esportes.

Destaque para as cidades de Araguari, que possui mais de 100 cachoeiras, grutas, reservas ecológicas intactas e exuberantes, parques temáticos e o bosque John Kennedy; Coromandel, conhecida como a “Terra do Diamante”, em cujos garimpos foram encontrados 15 dos 20 maiores diamantes brasileiros; Estrela do Sul, que abriga antigos casarões, sobrados e igrejas em estilo colonial; Monte Alegre de Minas, palco da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e onde se encontra o Cemitério dos Bexiguentos, onde soldados da Guerra do Paraguai foram sepultados; Monte Carmelo, famosa por suas indústrias de cerâmica; Uberaba, conhecida pelo turismo de negócios e religioso, este devido ao Museu Chico Xavier (casa onde viveu o médium), o Sítio Paleontológico de Peirópolis e um museu de fósseis; e Uberlândia, com a noite mais badalada da região, além de diversos restaurantes, shoppings, programação adulta, cachaçarias, pizzarias, cafeteiras, sorveterias e docerias, bem como o Parque do Sabiá e o Museu Municipal de Uberlândia, que abriga cerca de 1.500 peças de caráter histórico, antropológico.

 

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

Composto pelas cidades de Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São João Del-Rei, São Tiago, Tiradentes.

O Circuito leva esse nome porque 9 dos 23 inconfidentes residiram na região, dentre eles Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Seus principais atrativos são as belas paisagens, a arte barroca, o contexto histórico e os eventos culturais, como o Festival de Literatura de São João del-Rei, a Festa do Café-com-Biscoito de São Tiago, o Festival de Música de Prados, e a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia, ambos em Tiradentes.

As cidades de São João Del-Rei e Tiradentes integram a relação das cidades históricas mineiras (ver ficha “Cidades históricas/MG”, neste site).

Os destaques são as cidades de Antônio Carlos, onde fica a nascente do Rio Paraibuna, fazendas e trilhas de moto, bike e montaria; Barbacena, que foi palco da Guerra dos Emboabas e da Inconfidência Mineira; Carrancas, que abriga mais de 50 cachoeiras e serras; Coronel Xavier Chaves, onde está o Engenho Boa Vista, o mais antigo em atividade do país, e onde se pode encontrar belíssimo artesanato com rendas de tipo português; Lagoa Dourada, conhecida como a “capital do rocambole” e seu artesanato apresenta bonecos de tamanho natural; e Piedade do Rio Grande, cujos pontos fortes são o turismo religioso e o ecoturismo, pois há diversas cachoeiras, lagos e rios propícios para a prática de canoagem e pescaria.

 

Bem, esses são os principais circuitos turísticos mineiros. Para completar, relacionamos os demais abaixo.

 

Circuito Águas do Cerrado: cidades de Araporã, Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Ituiutaba, Prata e Santa Vitória;

 

Circuito Turístico Belo Horizonte: cidade de Belo Horizonte;

 

Circuito Turístico Caminhos do Cerrado: cidades de Abadia dos Dourados, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Patrocínio e Serra do Salitre;

 

Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas: cidades de Conceição das Pedras, Cristina, Delfim Moreira, Itajubá, Marmelópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, Santa Rita do Sapucaí, São José do Alegre e Wenceslau Braz;

 

Circuito Turístico Caminhos Gerais: cidades de Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caconde (SP), Caldas, Congonhal, Ipuiúna, Poço Fundo, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Senador José Bento;

 

Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas: cidades de Coronel Pacheco, Descoberto, Goianá, Guarani, Piau, Rio Novo e São João Nepomuceno;

 

Circuito Turístico da Canastra: cidades de Araxá, Campos Altos, Perdizes, Sacramento, São Roque de Minas e Tapira;

 

Circuito dos Diamantes: cidades de Alvorada de Minas, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouvêa, Monjolos, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves e Serro;

 

Circuito Turístico das Grutas: cidades de Baldim, Capim Branco, Cordisburgo, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos e Sete Lagoas;

 

Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas: cidades de Arcos, Boa Esperança, Campo Belo, Candeias, Formiga, Iguatama, Lagoa da Prata, Pains e Pimenta;

 

Circuito Turístico Guimarães Rosa: cidades de Araçaí, Buritizeiro, Corinto, Curvelo, Inimutaba, Juscelino, Morro da Garça e Presidente Pirapora;

 

Circuito Lago de Três Marias: cidades de Abaeté, Biquinhas, Felixlândia, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Paineiras, Pompéu, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias;

 

Circuito Turístico dos Lagos: cidades de Água Comprida, Buritizal (SP), Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Guará (SP), Igarapava (SP), Ituverava (SP), Miguelópolis (SP), Nova Ponte, Pedregulho (SP), Rifaina (SP) e Uberaba;

 

Circuito Mata Atlântica de Minas: cidades de Açucena, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Marliéria, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata e Timóteo;

 

Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas: cidades de Bom Jesus da Penha, Guaranésia, Guaxupé, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende e São Pedro da União;

 

Circuito Turístico Nascentes das Gerais: cidades de Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis e São João Batista do Glória;

 

Circuito Turístico Nascente do Rio Doce: cidades de Alto Rio Doce, Brás Pires, Carandaí, Cipotânea, Desterro do Melo, Oliveira Fortes, Presidente Bernardes, Ressaquinha, Senador Firmino e Senhora dos Remédios;

 

Circuito Turístico Noroeste das Gerais: cidades de Buritis, Lagoa Grande, Paracatu, Santa Fé de Minas e Unaí;

 

Circuito Turístico da Serra do Cipó: cidades de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Jaboticatubas, Nova União e Santana do Riacho;

 

Circuito Turístico Pedras Preciosas: cidades de Água Boa, Angelândia, Capelinha, Caraí, Carlos Chagas, Itamarandiba, Itambacuri, Jenipapo de Minas, Ladainha, Malacacheta, Minas Novas, Nanuque, Novo Cruzeiro, Novo Oriente de Minas, Padre Paraíso, Pavão e Teófilo Otoni;

 

Circuito Turístico Pico da Bandeira: cidades de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caiana, Carangola, Durandé, Espera Feliz, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Reduto, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Simonésia e Tombos;

 

Circuito Turístico Recanto dos Barões: cidades de Bicas, Chácara, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri e Senador Cortes;

 

Circuito Turístico da Serra do Brigadeiro: cidades de Antônio Prado de Minas, Divino, Ervália, Eugenópolis, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Pedra Bonita, Rosário da Limeira e Vieiras;

 

Circuito Turístico Serra do Cabral: cidades de Augusto de Lima, Buenópolis, Claro dos Poções, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Jequitaí, Joaquim Felício, Lassance e Várzea da Palma;

 

Circuito Turístico da Serra Geral do Norte de Minas: cidades de Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Mato Verde, Monte Azul, Monte Formoso, Montezuma, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, Serranópolis de Minas e Verdelândia;

 

Circuito Turístico Serras de Ibitipoca: cidades de Bias Fortes, Ibertioga, Lima Duarte, Pedro Teixeira, Rio Preto, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga e Santana do Garambéu;

 

Circuito Turístico Serras de Minas: cidades de Acaiaca, Araponga, Barra Longa, Canaã, Dom Silvério, Guaraciaba, Guiricema, Paula Cândido, Rio Doce, São Miguel do Anta, Ubá e Viçosa;

 

Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras: cidades de Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Leopoldina;

 

Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas: cidades de Bom Repouso, Brasópolis, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Conceição dos Ouros, Consolação, Córrego do Bom Jesus, Extrema, Gonçalves, Itapeva, Munhoz, Natércia, Paraisópolis, Pouso Alegre, Sapucaí Mirim, Senador Amaral, Tocos do Moji e Toledo;

 

Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira: cidades de Aiuruoca, Alagoa, Itanhandu, Itamonte, Passa Quatro, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde e Virgínia;

 

Circuitos Turísticos Trilhas do Rio Doce: cidades de Coroaci, Divinolândia de Minas, Dores de Guanhães, Guanhães, Gonzaga, Governador Valadares, José Raydan, Marilac, Paulistas, Resplendor, Santa Maria do Suaçuí, São Félix de Minas, São João Evangelista, São José do Divino, São Sebastião do Rio Preto, Senhora do Porto e Virgolândia;

 

Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D’ Água: cidades de Coqueiral, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Lavras, Luminárias, São Bento Abade, São Thomé das Letras, Três Pontas e Varginha;

 

Circuito Verde – Trilha dos Bandeirantes: cidades de Betim, Conceição do Pará, Esmeraldas, Florestal, Juatuba, Pitangui, Ribeirão das Neves e São Gonçalo do Pará;

 

Circuito Turístico Veredas do Paraopeba: cidades de Belo Vale, Bonfim, Brumadinho, Igarapé, Itaguara, Moeda, Rio Manso e São Joaquim de Bicas;

 

Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas: cidades de Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Cristiano Otoni, Conselheiro Lafaiete, Itaverava, Queluzito, Rio Espera e Senhora de Oliveira;

 

Circuito Turístico Velho Chico: cidades de Bonito de Minas, Itacarambi, Lontra, Manga, Montalvânia, Pedras de Maria da Cruz e São Francisco;

 

Circuito Turístico Lago de Irapé: cidades de Berilo, Botumirim, Chapada do Norte, Cristália, Grão Mogol, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Padre Carvalho, Turmalina e Veredinha;

 

Circuito Turístico Rota do Muriqui: cidades de Caratinga, Córrego Novo, Ipanema, Piedade de Caratinga, Santa Rita de Minas e Ubaporanga;

 

Circuito Turístico Montanhas e Fé: cidades de Abre Campo, Caputira, Jequeri, Matipó, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Santo Antônio do Grama, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem-Peixe, Sericita, Urucânia e Vermelho Novo;

 

Circuito Turístico Sertão Gerais: cidades de Glaucilândia, Itacambira, Juramento, Lagoa dos Patos, Montes Claros, Olhos-D’Água e São João do Pacuí;

 

Circuito Turístico Caminhos do Indaiá: cidades de Cedro do Abaeté, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Matutina, Quartel Geral, Santa Rosa da Serra e Serra da Saudade.