Monte Verde é uma cidade situada no sul do estado de Minas Gerais, próxima a Camanducaia. Localizada no alto da Serra da Mantiqueira, é uma ótima opção para quem gosta de curtir o frio. Assemelha-se a Campos do Jordão/SP, porém com menos turistas e opções mais em conta. Um excelente lugar para passear, namorar e admirar as construções em estilo europeu.
O atrativo, além do frio, são as cervejas artesanais, o festival de fondue (cerca de R$ 40,00 a R$ 50,00 por pessoa), os esquilos que passeiam pelas árvores e as lojas diversas para compras de malhas, artesanato, sabonetes, chocolates, lembrancinhas etc.
São vários os bares e restaurantes, que oferecem a tradicional (e deliciosa) comida mineira, trutas (peixe comum na região), vinhos, queijos e muito mais.
Há, também, muitas opções de diversão e passeios, como a trilha do Pinheiro Velho, que leva até o aeroporto e ao mirante, patinação no gelo e passeios de monomotor, jipe, moto, quadriciclo, bike, cavalo e charrete (todos podem ser alugados). Não esqueça de usar tênis e meias confortáveis quando for caminhar.
Para os amantes de esportes radicais, a cidade oferece rafting, arborismo e as mega tirolesas, com 450 e 475 metros de comprimento, a mais de 60 metros de altura.
O setor de hotelaria é bem diversificado. Podemos encontrar hotéis, chalés e pousadas, a maioria equipados com lareira, que torna o quarto bem aconchegante.
Uma boa dica é se hospedar num lugar próximo à Avenida Monte Verde (principal), para não ter que sair de carro. As ruas são estreitas para a quantidade de carros na alta temporada, o que torna mais difícil encontrar uma vaga para estacionar.