Famosa pelo clima frio, a região da Serra Gaúcha é bem procurada no outono e inverno. É o passeio ideal para quem quer namorar e apreciar bons queijos e vinhos. A maioria das cidades foi colonizada por italianos e/ou alemães, daí a arquitetura típica europeia.
Procure se hospedar em Gramado (mais glamorosa, abriga o Festival de Cinema) ou em Canela (mais simples, mais em conta e tão boa quanto Gramado).
Começando por Canela, não deixe de conhecer a Catedral de Pedra, construída em estilo gótico; o Parque do Caracol, onde se encontram a cachoeira do Caracol e o teleférico que nos leva para apreciar a vista espetacular nos mirantes; o museu Mundo a Vapor; e o Castelinho Caracol, feito de madeira com sistema de encaixes (sem pregos).
Outra boa dica é visitar a cervejaria Farol. As mesas ficam no térreo, mas há uma torre com 135 degraus (vale a pena subir) de onde se observa a exuberância da mata atlântica e 4 cidades no horizonte, uma em cada direção.
Na estrada que liga as duas cidades (cerca de 8 km), pode-se visitar o Museu do Automóvel Hollywood Dream Cars e o Coelho Café Colonial.
Em Gramado, não deixe de conhecer a Casa Centenária; a Fábrica de Erva Mate Marcon; o Lago Negro, onde se pode fazer o passeio de pedalinho; a loja dos chocolates Caracol, (onde está o maior coelho de chocolate do mundo); o Palácio dos Festivais que abriga o Festival de Cinema de Gramado; e a Rua Coberta, palco de eventos e apresentações e que abriga diversas lojas e restaurantes.
No mais, a região abriga várias vinícolas, em que podemos ver as videiras, acompanhar as etapas da produção de vinhos e espumantes e, no final, fazer a degustação dos produtos – e as compras, pois não dá para sair de uma vinícola sem levar algumas garrafas.
Outras atrações da região são as cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Vacaria, São Francisco de Paula, Farroupilha, Nova Prata, Veranópolis, dentre outras.
Procure, também, fazer o passeio de maria-fumaça entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com uma parada em Garibaldi. Dura cerca de uma hora e meia, a vista é linda e é bem divertido, com números de teatro, música e dança dentro do trem.
Por último, próximo da divisa com Santa Catarina, no município de Cambará do Sul, está o Parque Nacional Aparados da Serra, onde se encontram o cânion do Itaimbezinho e o cânion Fortaleza. A vista dos paredões de pedra é sensacional e o contato com a natureza recarrega as energias. Do cânion do Itaimbezinho, se o tempo estiver bom, é possível ver a cidade de Torres, no litoral gaúcho.